O diretor do Departamento Nacional de Trânsito, Alfredo Peres, foi convidado pelo deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) a participar do II Encontro de Segurança Viária do Mercosul, que será realizado em Porto Alegre nos dias 10 e 11 de julho. Ao confirmar presença, Peres aproveitou para também convidar o parlamentar gaúcho para que participe, este ano, da posse dos novos titulares das Comissões Temáticas do Denatran. “Este será o momento de orientar e dar uma mensagem a estes dirigentes, por isso sua presença será fundamental”, disse o diretor a Albuquerque, que é presidente da Frente Parlamentar de Defesa do Trânsito Seguro da Câmara dos Deputados.
O convite ao diretor para o encontro de Porto Alegre foi feito por meio de ofício entregue durante a audiência. No documento, o deputado informou ao diretor do Denatran que no último dia 18 de maio assumiu, em Montevidéu, o cargo de presidente da Comissão de Infraestrutura, Transporte, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca do Parlamento do Mercosul (Parlasul). “O trânsito é uma das prioridades da Comissão, por isso estaremos realizando este encontro que visa regulamentar e unificar itens básicos na legislação, prevenindo a desburocratização da livre circulação de pessoas, cargas e passageiros”, explicou Albuquerque.
Na conversa com o diretor o deputado sugeriu a criação de uma política nacional de trânsito unificada, a exemplo do que ocorre em países como o Japão. “Foi desta forma que aquele país conseguiu enfrentar as tragédias do trânsito”, disse Albuquerque, propondo que os comandos dos Departamentos de Trânsito sejam unificados e definidos pelo governo federal. O parlamentar ainda propôs a definição de uma meta para a fiscalização nas ruas por meio de testes de bafômetros. Países como a França, por exemplo, têm metas, realizando cerca de 12 milhões de testes de bafômetro por ano. “No caso do Brasil, acredito que 30 milhões de testes seriam uma boa meta para que começássemos a reduzir os casos de acidentes e de vítimas no trânsito”, concluiu Albuquerque.