sexta-feira, 24 de outubro de 2008

2º Encontro de Segurança dos Transportes do MERCOSUL será realizado em Porto Alegre


A Comissão de Infra-Estrutura, Transporte, Recursos Energéticos, Agricultura Pecuária e Pesca do Parlamento do MERCOSUL apoiou e participou do “1º Encontro de Segurança no Transporte do MERCOSUL” na “Semana Nacional da Segurança no Transporte”, realizado na cidade de Montevidéu. Segundo o deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS), que integra a comissão e propôs o tema, o principal objetivo deste 1º Encontro foi estabelecer uma norma única do bloco, que seja conhecida por todos aqueles que se movem na região. Impossibilitado de comparecer ao encontro, Albuquerque foi representado pelo seu assessor Carlos Artur Hauschild.
Segundo Hauschild, houve um espaço dedicado ao Parlamento do MERCOSUL, onde os deputados e senadores dos países membros do bloco explanaram suas realidades sobre ações de segurança no trânsito. Também houve referência as políticas de álcool no trânsito e debates de como estabelecer uma política comum sobre o tema para o Mercosul.
Durante o encontro também foi construído um "projeto de declaração da comissão" que será votado no plenário do PARLASUL no início de novembro (03). Conforme o projeto de declaração, por sugestão do deputado Beto Albuquerque, haverá um segundo encontro em Porto Alegre, no mês de março para tratar do assunto. Na oportunidade será criada a Sub Comison de Transito y Seguridad Vial, a qual será presidida por Albuquerque e composta por um parlamentar de cada país do bloco.
Para Beto, é uma necessidade urgente unificar pontos como a aplicação e cobrança de multas; os limites de velocidade, o uso do cinto de segurança e do capacete; o peso, a dimensão e sinalização do transporte de cargas e o consumo de bebidas alcoólicas e substâncias psicoativas por condutores. Coordenador da Frente Parlamentar do Trânsito Seguro, Albuquerque considera prioridade atualizar as normas capazes de reduzir a mortalidade no trânsito. “Essa é uma tragédia comum a todos os países, que precisa ser combatida e não existe melhor cenário que o Parlamento do MERCOSUL para fazer um intercâmbio das leis de trânsito dos países membros”, afirmou.
O “1º Encontro de Segurança no Transporte do MERCOSUL”, que iniciou na segunda-feira (20) e encerra amanhã (25), é organizado pela UNASEV em forma conjunta com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPS), a Organização Mundial da Saúde (OMS), e conta com o apoio, e a participação de instituições como a Direção Geral de Tráfego de Espanha, a SEGIB e os países membros do MERCOSUL.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Parlamento do Mercosul discute tráfico de pessoas e exportação de carne



O Parlamento do Mercosul (Parlasul) realiza hoje e amanhã sessão plenária para votar acordos e propostas de normatização em áreas como combate à desertificação do solo e ao tráfico de pessoas, uso de pneus remodelados, barreiras sanitárias para a carne bovina brasileira por parte da União Européia e situação das ilhas Malvinas. Segundo o deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS), membro titular da bancada brasileira no Parlasul, os parlamentares também vão discutir o programa de trabalho Mercosul-União Européia.
As reuniões serão realizadas na sede do Parlasul, em Montevidéu. A agenda tem início nesta manhã, com a entrega de prêmio ao ganhador do concurso da logomarca do Mercosul, o argentino Carlos Varau. Às 11 horas, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, apresentará o programa de trabalho da presidência pro tempore brasileira no Mercosul, que vai até o fim do ano.
No turno da tarde, a partir das 15 horas, está prevista a discussão dos temas relacionados ao Mercosul. Na terça-feira, o Parlasul se reúne às 9 horas para continuar o debate dos temas em pauta.