
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2011 foi aprovado na quinta-feira (08) pelo Congresso Nacional com duas emendas propostas pelo deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS).
A primeira delas prevê a obra de construção da nova ponte sobre o Rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, na BR 116, como alternativa à Travessia Getúlio Vargas. Em sua justificativa, o deputado Beto Albuquerque afirma que a proposta é de uma obra que já consta no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), como uma das obras prioritárias do governo federal.
Inaugurada em 1958, a ponte se transformou num dos principais gargalos do Estado, por onde o fluxo de veículos aumentou ano a ano. Os motivos foram o aumento do fluxo de carros nas BRs 116 e 290, de navios pelas águas do Guaíba e, ainda, a ampliação da Refinaria Alberto Pasqualini. “Isso tudo era previsível. Mas agora tem ainda o agravante do Pólo Naval de Rio Grande, que amplia ainda mais o uso da ponte, que já tem 52 anos de vida”, explica o parlamentar.
A segunda emenda à LDO de Albuquerque aprovada prevê a ampliação da Ferrovia Norte-Sul com a construção da segunda etapa (trecho EF-151) ligando as cidades de Panorama (SP) a Rio Grande (RS).
Na justificativa da emenda, Albuquerque lembra que atualmente a Ferrovia Norte-Sul apresenta 2.760 quilômetros de extensão, tendo início na cidade de Belém, capital do Pará, passando pelos Estados do Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Nos termos da Lei nº 11.772, de 17 de setembro de 2008, EF-151 tornou-se uma linha ferroviária que possibilita a integração de diversos trechos existentes e projetados em bitola larga, representando uma nova logística do setor ferroviário nacional. Além disso, existem boas perspectivas para o andamento das obras, especialmente em decorrência do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.
O prolongamento da ferrovia em questão possibilitará a construção de um grande eixo ferroviário que cruza o País de norte a sul. “A falta de uma ferrovia interligando o Porto de Rio Grande à rede nacional mantém o Rio Grande do Sul isolado do resto do País por essa modalidade de transportes e acarreta prejuízos de vulto ao escoamento da produção”, argumenta.
Autor destas duas emendas, o deputado Beto Albuquerque lembra que sem essa previsão não há recursos do Orçamento.
A primeira delas prevê a obra de construção da nova ponte sobre o Rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, na BR 116, como alternativa à Travessia Getúlio Vargas. Em sua justificativa, o deputado Beto Albuquerque afirma que a proposta é de uma obra que já consta no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), como uma das obras prioritárias do governo federal.
Inaugurada em 1958, a ponte se transformou num dos principais gargalos do Estado, por onde o fluxo de veículos aumentou ano a ano. Os motivos foram o aumento do fluxo de carros nas BRs 116 e 290, de navios pelas águas do Guaíba e, ainda, a ampliação da Refinaria Alberto Pasqualini. “Isso tudo era previsível. Mas agora tem ainda o agravante do Pólo Naval de Rio Grande, que amplia ainda mais o uso da ponte, que já tem 52 anos de vida”, explica o parlamentar.
A segunda emenda à LDO de Albuquerque aprovada prevê a ampliação da Ferrovia Norte-Sul com a construção da segunda etapa (trecho EF-151) ligando as cidades de Panorama (SP) a Rio Grande (RS).
Na justificativa da emenda, Albuquerque lembra que atualmente a Ferrovia Norte-Sul apresenta 2.760 quilômetros de extensão, tendo início na cidade de Belém, capital do Pará, passando pelos Estados do Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Nos termos da Lei nº 11.772, de 17 de setembro de 2008, EF-151 tornou-se uma linha ferroviária que possibilita a integração de diversos trechos existentes e projetados em bitola larga, representando uma nova logística do setor ferroviário nacional. Além disso, existem boas perspectivas para o andamento das obras, especialmente em decorrência do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.
O prolongamento da ferrovia em questão possibilitará a construção de um grande eixo ferroviário que cruza o País de norte a sul. “A falta de uma ferrovia interligando o Porto de Rio Grande à rede nacional mantém o Rio Grande do Sul isolado do resto do País por essa modalidade de transportes e acarreta prejuízos de vulto ao escoamento da produção”, argumenta.
Autor destas duas emendas, o deputado Beto Albuquerque lembra que sem essa previsão não há recursos do Orçamento.
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